sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

HIP HOP DE PARLENDAS

Interagir com as parlendas se constitui rica possibilidade de brincar com as palavras, de aguçar a consciência fonológica através da percepção da sonoridade de cada pauta da palavra e estabelecer a relação entre o som e a letra que o representa, de descobrir o mundo mágico da comunicação e expressão no encanto entre o corpo e a música.

Ler e escrever, portanto, combinam com rimar, cantar, dançar e brincar!





PARLENDAS

"Na Escola, como na vida, há que se reinventar cada dia, para sorrir diante os desafios, brilhar com a alegria do outro, compartilhar, criar novidades, repetir boas ideias, entrelaçando o viver e o aprender como dádivas divinas que devem ser experimentadas por crianças e adultos com alegria e coragem. 
A partir dessa ideia, convocamos o Grupos 5 para elaborarem uma COLETÂNEA DE PARLENDAS, uma tipologia textual que valoriza e expressa a cultura popular comunicada através de textos curtos e divertidos, passados de pais para filhos." 
                       
(Propósito do projeto "Parlendas" do II e III Trimestres / 2011)



"O propósito é oportunizar às crianças ampliarem as suas competências linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever), brincarem com as palavras e aprimorarem o processo de letramento (a relação do sujeito aprendiz com a língua escrita e a leitura)."
                       
(Propósito do projeto "Parlendas" do II e III Trimestres / 2011)




5ª MOSTRA DE CONHECIMENTOS

A Mostra de Conhecimentos é um momento de celebração, de revelar e comunicar às pessoas da comunidade escolar as descobertas feitas pelos grupos através de suas investigações.

Dessa maneira, o Grupo Coração, através do filme que produziram, compartilhou as aprendizagens que construíram acerca do coração. Foi inesquecível!

O entusiasmo e a alegria das crianças revelados durante a Mostra demonstravam como se envolveram e como estavam satisfeitos com o lindo trabalho que realizaram.



PRODUZINDO O FILME "BATE CORAÇÃO".

Diante de tantas descobertas, como socializá-las com toda a comunidade?

Primeiro, construímos um texto com tudo que aprendemos, e cada um gravou uma parte no computador. Depois ilustramos essas falas, construindo um filme muito especial!




quinta-feira, 8 de setembro de 2011

OS ESPECIALISTAS.

Ao longo da nossa investigação, o encontro com especialistas foi importante e fundamental para as crianças confrontarem suas hipóteses, confirmando-as ou não.

O nosso primeiro encontro foi com Del, funcionária da Escola e técnica em enfermagem.

Esse encontro promoveu ricas descobertas sobre o coração. Além do uso do estetoscópio para ouvir o barulho do coração antes e depois de correr, Del compartilhou com as crianças curiosidades e informações importantes, que apoiaram ainda mais em suas compreensões.  

“Se o coração não bater a gente não consegue respirar.”

 “O coração bate no corpo de todo mundo.”


 





Outro momento importante da nossa investigação foi o encontro com a enfermeira Cristina, também funcionária da Escola. Através de imagens, vídeos e dos seus saberes, Cristina enriqueceu bastante as descobertas feitas pelas crianças, promovendo a construção de novas  aprendizagens.



 
Depois de tanta espera e expectativas encontramos uma “médica do coração” – uma cardiologista. Com toda a sua gentileza, alegria e entusiasmo, a Dra. Rosário veio ao nosso encontro para enriquecer ainda mais a nossa investigação, esclarecendo as últimas dúvidas.



"VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA..."

Muitas eram as curiosidades reveladas pelas crianças. De maneira a promover a participação de todos na busca por novos conhecimentos, cada pequeno grupo ficou responsável em investigar sobre uma pergunta e, posteriormente, comunicar aos demais colegas as suas aprendizagens.
Mais uma vez as diferentes linguagens, tão intensas no nosso cotidiano, estiveram presentes. Tinha cartaz, maquete, livro, filme...o apoio das famílias foi fundamental! Com muito compromisso e empenho as crianças socializaram suas descobertas em seminários.




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

"A PALAVRA ESTÁ E FLUTUA NA CABEÇA..."








As crianças refinam suas hipóteses a cada vez que confrontam as suas ideias. As diferentes versões são uma das formas que encontro para compreender o que pensam e sentem as crianças. De perceber como avançam nas hipóteses, sempre que instigadas e valorizadas nas suas diferentes linguagens. 


"Ao desenhar a criança está construindo algo novo; está atuando sobre as informações que tem e as está transferindo para outro lugar."

 



PRIMEIRO ATELIÊ: COMO É O CORAÇÃO?


quinta-feira, 19 de maio de 2011

NOSSO GERENCIAMENTO: SALA DE JOGOS

As crianças a partir do II Ciclo da Educação Infantil (grupos 4 e 5) são responsáveis por espaços da Escola, o que oportuniza aos estudantes envolvidos tomarem decisões, assumirem com autonomia e responsabilidade ações a serem desenvolvidas e acima de tudo, reconhecerem sentido no que realizam.
Assim, o grupo 5, é responsável pelo gerenciamento, organização e cuidado da Sala de Jogos. Desde o planejamento até a sua reabertura, muitas têm sido as ações realizadas pelas crianças – numeração e organização dos jogos, elaboração dos combinados, produção de cartazes e das carteirinhas, empréstimos de jogos.
O fato de estarem todos envolvidos em um único propósito, promove a construção de ricas aprendizagens, além de possibilitar uma maior compreensão sobre as relações e o mundo em que vivem. 

QUEM SOMOS