quinta-feira, 7 de abril de 2011

HISTÓRIA DO NOME

         A cada ano que se inicia, uma nova história começa a ser escrita. Com novos personagens, em um contexto diferente, em outro tempo de vida! Foi assim que o nosso grupo começou a ser construído.
Recebemos, este ano, crianças novas, algumas vieram de outra escola e outras estudavam de manhã. Dessa forma, agregaram ao grupo o seu jeito de ser, as suas peculiaridades.
O nosso grupo foi ganhando uma nova “cara!”
Não demorou muito para as crianças começarem a perguntar sobre o nome que escolheríamos para ele:
— “Quando vamos escolher o nome para o grupo, pró?”
Começamos então a dialogar, para que fossem pensando em sugestões deste nome tão importante e especial.
Foram muitas as ideias e, dentre tantas opções, fizemos uma votação. Com as 4 sugestões mais votadas, organizamos uma outra votação, dessa vez para as famílias participarem também. Fizemos um cartaz com as opções – Borboleta, Coração, Natureza e Arco-íris  - para que eles marcassem o seu voto.
Entretanto, algo inesperado aconteceu!
Algumas crianças marcaram várias vezes no cartaz que havíamos colocado na porta da sala para as famílias. Foi necessário então uma roda para conversarmos sobre o acontecido, refletindo acerca do que “vale” em uma votação, se uma pessoa pode votar mais de uma vez e, se isso aconteceu, o que faríamos.
Foi quando o grupo decidiu que a votação do cartaz não iria “valer” mais e fizemos uma outra, agora somente com as crianças, e o nome que ganhou foi CORAÇÃO!
Desde então esta metáfora de amor, carinho, amizade, vem fazendo parte do nosso dia a dia, fortalecendo ainda mais o cuidado, a cooperação e a harmonia desta vida coletiva, repleta de desafios e muitas descobertas.

Um comentário:

  1. Renata (mãe de Drica)13 de abril de 2011 às 19:15

    Amei o nome do grupo! Nosso pequenos são muito afetivos e com certeza levam muito amor no CORAÇÃO! Que sejam felizes durante todo o ano!

    ResponderExcluir